Quais são as tuas revelações nas Redes Sociais?

Os antropólogos dizem que uma cultura somente se reconhece a partir de outra, de uma visão crítica e distanciada de si mesma. Ou seja, que ela precisa de uma visão “de fora”, para se reconhecer plenamente. Pois, eu acredito que a internet também colabora para acelerar essas revelações e esses reconhecimentos. Desde os anos 90, as velhas e as novas gerações estão interagindo na internet com suas diferentes postagens. Aliás, muitos perfis de pessoas que já morreram continuam “vivos” na rede. Qual será o destino disso tudo? Como essas publicações serão vistas daqui há 5, 10 ou 20 anos? Quantas postagens ainda iremos fazer?

As declarações de amor, as agressões, as contradições e os pedidos de desculpas ficarão à disposição de todos(as) na rede. Mesmo quando alguém falar mal do país e depois se arrepender, mesmo que essa pessoa pedir mil perdões e gritar que aqui é o melhor lugar do mundo para se viver, isso permanecerá como um rastro das suas antigas “opiniões”.

As redes sociais são ferramentas que comunicam, mas que também revelam as escolhas (prazeres, valores, opiniões  etc.) das pessoas e de nós mesmos. Tudo aquilo que antes ficava apenas no domínio da intimidade de cada um(a) está ficando cada vez mais exposto.

Através das postagens publicadas é possível identificar quais são as preferências de cada um(a). Por exemplo, quando alguém posta músicas, fotos dos filhos, do cachorrinho ou suas fotos sensuais, é possível identificar os seus valores privados. E quando essa mesma pessoa posta frases críticas aos governos de plantão ou faz a propaganda deste ou daquele candidato, ela está revelando os seus valores éticos, morais e políticos (valores públicos). Já as piadas e os conselhos espirituais são vontades expressas em busca de um eco ou de uma "alma gêmea".

Alguns gatinhos ainda se vêem como verdadeiros leões... Mas parece que esses espelhos já estão se quebrando, e revelam uma outra realidade, nem sempre agradável. Há quem pense o contrário! Enfim... QUAIS SÃO AS TUAS REVELAÇÕES NAS REDES SOCIAIS?

Quem estava pagando a minha ZH?


     Recebi uma Zero Hora de graça durante vários meses e fiquei curioso para saber se eles não tinham controle da entrega ou se estavam tentando me conquistar. Nesse período me ligaram N vezes para saber "por que eu havia cancelado a assinatura". Como eu sou muito tranquilo, resolvi testar a minha paciência e também a dos atendentes de telemarketing contratados pelo Grupo RBS. Vejam uma síntese desses diálogos:

- Qual foi o motivo do seu cancelamento?

- São vários motivos...

- O Sr. pode me citar alguns? Queremos lhe informar que esta conversa está sendo gravada...

- Maravilha! Tomara que alguém escute o que eu vou dizer... Em primeiro lugar, não estou de acordo com a linha editorial do jornal. Ele se tornou um jornal de opinião política e não de informações, como eu gostaria.

- Me explique melhor!

- Sim, eu costumo analisar as manchetes dos jornais, as matérias e a opinião de alguns dos seus colunistas... Nesta minha volta ao Rio Grande do Sul (já estou aqui há 4 anos), percebi que vocês incentivam a divisão dos gaúchos e fazem um jornalismo que não contextualiza a realidade... Isso tudo para vender mais jornais... E mais: neste momento dá para ver claramente que vocês estão em plena campanha política contra os governos legitimanente eleitos no estado e no país.

- Mas senhor, nós não fazemos política! Nós somos imparciais...

- Quando ZH só mostra um lado da moeda, e não mostra o contraditório, não entrevista as partes, não dá voz aos envolvidos, aquilo que deveria ser inform-ação acaba se transformando em opinião. Concordas? Ao analisar as matérias de ZH isso fica muito claro!!! E não te esquece que muitas pessoas só lêem as manchetes... Também vejo que a ZH faz uma permanente desmoralização das instituições públicas, dos partidos e de outras organizações populares... Por exemplo, não se lê uma notícia positiva sobre os maravilhosos programas implantados pelos governos brasileiros e latinoamericanos... Se vocês estivessem na Argentina, na Europa ou nos Estados Unidos já estariam enquadrados numa lei de mídia.

- Senhor, o nosso jornal está completando 40 anos, nos estamos mudando o nosso formato e os nossos conteúdos.. Queremos tê-lo como nosso parceiro!

- Eu sei disso! Mas agora eu estou respondendo as tuas perguntas.  Você me perguntou por que eu havia cancelado a assinatura, não foi isso? Então seguimos...

- O Grupo RBS pagou e divulgou uma campanha do pré-candidato Lasier Martins percorrendo os municípios do estado para debater a "situação" do Rio Grande do Sul. Lembra disso? Quantas vezes você leu algum notícia sobre a fraude na PROCEMPA ou sobre os convênios assinados pelo Instituto do Ronaldinho Gaúcho com a Prefeitura de Porto Alegre? Eu não vejo nada disso publicado! E sobre o escândalo de corrupção bilionária nos metrôs do estado de São Paulo? E sobre o envolvimento do Aécio Neves com a máfia da cocaína, em Minas Gerais? Menos ainda.

- Está bem! Existe algum outro motivo?

- Sim. Quase tudo que Zero Hora publica eu já li no dia anterior, na internet... Posso comparar e  contextualizar as notícias. Eu leio em blogs e acesso outras opiniões que me interessam. Quase tudo de graça! Só assinei o jornal para receber notícias culturais do estado e de Porto Alegre. Mas o Caderno de Cultura também está muito fraco... Até trás alguma matéria boa, assinada por algum colaborador simpático... Mas junto vêm dez ruins, preconceituosos, enfim...

- Senhor, eu estou ligando porque estamos com uma nova promoção: Se pagar apenas 28 reais por mês, o senhor poderá receber em sua casa a ZH com o Caderno de Cultura, sem os Classificados...

- Quantos meses? Até as eleições de outubro? Por favor, meu amigo, eu já conversei tudo isso com os outros vendedores que me ligaram e, sinceramente, não quero mais assinar este jornal.

- Senhor, nós estamos com uma promoção de apenas 28 reais por mês. O que o senhor acha disso?

- Meu amigo, em primeiro lugar eu não aceito que fiquem ligando para a minha casa! Em segundo, não te esquece de que eu já mencionei vários motivos: a divisão dos gaúchos, a campanha política, a parcialidade... Esqueceste? Não insista por que eu NÃO QUERO colaborar com a campanha da Ana Amélia Lemos, do Lasier Martins e com os demais candidatos do Grupo RBS.

- Mas nós não fazemos política!

- De novo? Está bem, eu entendo que a tua função é de vendedor de telemaketing pago e treinado para isso... Não quero e não pretendo te convencer do contrário. Só queria te ouvir e saber qual era a estratégia do jornal nesta véspera de eleições. Eu já respondi todas as tuas perguntas?

- Sim, senhor. Obrigado!

- Está tudo gravado, né?

- Sim senhor. Boa noite!

- Boa noite!

Desliguei achando que eu não iria receber mais ligações... Mas, outro dia recebi um torpedo  dizendo assim: Ricardo, continue com ZH e ganhe um KIT ESPUMANTE de presente... Ligue agora mesmo 0800-643.0046 e não perca essa oportunidade!

- Kkkkkkkkkkk. Mudaram de tática para atingir a velha estratégia!!!

Na verdade, eu não me sinto surpreso com essa tática agressiva da RBS, pois sei que o Rio Grande do Sul é um estado estratégico para o equilíbrio político regional (do Brasil e do Mercosul) e que os rumos da política brasileira também passam por aqui... Lá em Santa Catarina é bem mais evidente (será?), mas cheguei a pensar que aqui era diferente... É que eu entendo que os jornais e os programas de rádio só existem porque existem leitores e ouvintes...Caso contrário, eles mudam ou deixam de existir...

Agora fiquei com uma dúvida: Quem estava pagando a minha ZH?

Preciso saber, pois também sei que o Rio Grande do Sul já possui condições de editar, publicar e bancar um outro jornal diário (a exemplo de outros estados e países), com mais informações e coberturas jornalísticas bem mais sérias.

Enquanto isso não acontece, eu vou continuar me informando pela internet.