Quais são as tuas revelações nas Redes Sociais?

Os antropólogos dizem que uma cultura somente se reconhece a partir de outra, de uma visão crítica e distanciada de si mesma. Ou seja, que ela precisa de uma visão “de fora”, para se reconhecer plenamente. Pois, eu acredito que a internet também colabora para acelerar essas revelações e esses reconhecimentos. Desde os anos 90, as velhas e as novas gerações estão interagindo na internet com suas diferentes postagens. Aliás, muitos perfis de pessoas que já morreram continuam “vivos” na rede. Qual será o destino disso tudo? Como essas publicações serão vistas daqui há 5, 10 ou 20 anos? Quantas postagens ainda iremos fazer?

As declarações de amor, as agressões, as contradições e os pedidos de desculpas ficarão à disposição de todos(as) na rede. Mesmo quando alguém falar mal do país e depois se arrepender, mesmo que essa pessoa pedir mil perdões e gritar que aqui é o melhor lugar do mundo para se viver, isso permanecerá como um rastro das suas antigas “opiniões”.

As redes sociais são ferramentas que comunicam, mas que também revelam as escolhas (prazeres, valores, opiniões  etc.) das pessoas e de nós mesmos. Tudo aquilo que antes ficava apenas no domínio da intimidade de cada um(a) está ficando cada vez mais exposto.

Através das postagens publicadas é possível identificar quais são as preferências de cada um(a). Por exemplo, quando alguém posta músicas, fotos dos filhos, do cachorrinho ou suas fotos sensuais, é possível identificar os seus valores privados. E quando essa mesma pessoa posta frases críticas aos governos de plantão ou faz a propaganda deste ou daquele candidato, ela está revelando os seus valores éticos, morais e políticos (valores públicos). Já as piadas e os conselhos espirituais são vontades expressas em busca de um eco ou de uma "alma gêmea".

Alguns gatinhos ainda se vêem como verdadeiros leões... Mas parece que esses espelhos já estão se quebrando, e revelam uma outra realidade, nem sempre agradável. Há quem pense o contrário! Enfim... QUAIS SÃO AS TUAS REVELAÇÕES NAS REDES SOCIAIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve o teu comentário e não deixa de assinar. Para isso, abre a opção da caixa "COMENTAR COMO" e seleciona a opção NOME/URL. Aí, é só digitar o teu NOME e depois clicar no botão CONTINUAR.