A política da inércia

 "O que o labirinto nos ensina não é onde está a saída,
 mas quais os caminhos que não levam a lugar nenhum."
Norberto Bobbio
"


Existem algumas práticas políticas que podem ser comparadas com a inércia, ou seja: se "as coisas" estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão paradas, não desejam mover-se. São fenômenos que se fortalecem quando não existem projetos coletivos locais e nem o debate público da "coisa pública" (res-pública). 
Infelizmente, a grande maioria das pessoas se movimenta apenas quando ocorre algum fator externo à sua vontade.  Em algumas sociedades já existe uma intervenção política mais madura, diferenciada e orgânica, pois a política passou a ser tratada como uma atitude pedagógica e se tornou parte da cultura hegemônica local. Em outras, essa inércia continua se manifestando com "naturalidade" (sic), pois as suas lideranças lembram-se das organizações locais, representações legítimas da sociedade civil, somente nos seus momentos difíceis ou nos períodos eleitorais. Assim, acabam reduzindo o fazer político e apenas se preocupam em representar um  bom "papel" na sociedade. Esse fenômeno cresce à medida em que se fomenta a escolástica, o espontaneísmo e o culto a personalidade .

A escolástica não é tão nociva, mas ela não tem um comprometimento prático com a vida e se alimenta do debate acadêmico sobre a realidade ou irrealidade das "coisas". Vive apenas da especulação acadêmica e abstrata, se distanciando da sociedade que sussurra e implora ao seu redor.

Já o espontaneísmo é um caso típico da falta de projetos propositivos. Aparece quando as chamadas "lideranças" não se relacionam organicamente com os movimentos sociais, não formulam e não constroem projetos pedagógicos capazes de sensibilizar o “senso comum” existente. Na maioria das vezes, essas “lideranças” acreditam que não lhes cabe propor alternativas e que tudo deve ser fruto da “espontaneidade” das pessoas. Na verdade, acabam confundindo projetos coletivos com a soma de pequenas demandas localizadas, corporativas ou não. Assim, o resultado acaba sendo a fragmentação e a dispersão “natural”(sic) em  frágeis e pequenas organizações, já que o envolvimento das pessoas passa a depender da existência de contradições localizadas. Ou seja: SE existir algum conflito local, SE as pessoas tiverem algum tipo de inquietação, SE houver o desejo de participar, e SE existir alguma identificação com as lideranças.


O culto à personalidade é o mais destruitivo deles, pois se utiliza da propaganda para divulgar e impor um projeto político pessoal. Não se relaciona como iguais e entre iguais; acredita que existem "Salvadores da Pátria". Pior do que isso, acredita que representa esse "salvador". Na nossa história temos vários exemplos práticos: os Cézares, o nazismo, o stalinismo e o maoísmo  sempre se utilizaram  destes "truques" para enaltecer certas “imagens” e a si próprios. A Igreja Católica também se utiliza dessa prática em seus cultos e na adoração aos santos (que eram humanos, como nós). Portanto, é um fenômeno antigo, mas que ainda perdura com muita força no nosso meio.

No entanto, tudo isso desaparece, ou tende a desaparecer, à medida em que se revela publicamente a falta de consistência das propostas. O bom debate e o questionamento detalhado será sempre a  melhor arma para revelar o que se esconde por trás de cada promessa e de cada interesse imediato.

O novo papel dos municípíos

Responda esta questão: o que devemos fazer quando os municípios brasileiros ganham mais e mais importância nas ações diretas de Governo Federal? O que fazer quando os municípios são reconhecidos como entes federativos, desde a Constituição de 1988? Eu acredito que precisamos avançar com o fortalecimento das ações maduras que existem no âmbito municipal e estadual. O Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 10.07.2001), por exemplo, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição, e o município passou a ser o mais importante espaço de disputa política e de democratização da "coisa pública" (res-pública). Com essas mudanças, a organização de novas estruturas de poder e a implementação de novos projetos cidadãos passaram  a acontecer nas cidades (na Polis, πολις). As disputas estão se dando nas cidades... Da inclusão social à valorização da cultura local, da luta por direitos pelo saneamento básico à existência de um Plano Diretor Participativo, do reconhecimento das diferentes etnias e a luta das mulheres à diversidade de gênero.

Portanto, para avançarmos nesse novo contexto, precisamos  aproximar e reunir o máximo de pessoas livres e comprometidas com as lutas diárias, para fortalecer todas as ações de cunho federativo que estão despertando em cada esquina. Enfim, precisamos canalizar a nossa energia para as ações locais,  relacionando-as  com as questões estaduais e nacionais, de forma integrada. Evitar essas saídas "fáceis" que sempre surgem em épocas de eleições, principalmente aquelas que já sabemos que não nos levam a lugar nenhum.

Florianópolis, julho de 2010
Ricardo Marques Almeida

5 comentários:

  1. Salve a cultura local!
    besos primo querido
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Quem não conhece aquela do Tolstói: "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia." ???

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Ricardo. Aí fica a pergunta: Como fazer para termos participação em níveis representativos se temos um povo omisso? Pode parecer chato e repetitivo, mas insisto na necessidade de melhorarmos a cultura de nosso povo, a começar pelo elemento Respeito, que, quando for inculcado nas mentes, por certo mudará drasticamente o comportamento de nosso povo; pra melhor, por certo! Insisto nessa ‘fórmula’ porque é simples e de fácil aplicação e prevejo resultados positivos em curto espaço de tempo. Mera questão de querer. Não adianta ficarmos nas velhas fórmulas, nos velhos, complicados e viciados caminhos. Abração! miguel angelo

    ResponderExcluir
  4. Oi Miguel. Eu acho que não existem "fórmulas prontas" e muito menos "fórmulas fáceis", como algumas que iremos ouvir neste próximo período eleitoral. Acredito apenas na luta diária e permanente. Claro, com muita paciência, criatividade e persistência. Como dizia o Chico: "Vou pra rua e bebo a tempestade". Abração.

    ResponderExcluir
  5. Aí grande Ricardo Vagareza!!!! Ótimo texto! Aliás, tenho acompanhado tuas reflexões no blog e, apesar de não ter me manifestado antes, tens contribuído muito comigo. Concordo contigo. Temos que ter persistência. A mudança de mentalidade das pessoas é o elemento fundamental para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Eu acredito muito nisso! E acredito cada vez mais! Luto todos os dias junto com o povo dos assentamentos do norte do estado do RS entendendo e percebendo que as coisas estão evoluindo em termos de cabeça das pessoas, apesar dos fluxos e refluxos. Afinal, a sociedade é formada por seres humanos, que são uns bichinhos complexos, né? Eu, como veterinário, acho os outros bichinhos bem menos complicados...rsrsrsrs.
    Abração.
    Paulinho Pequeno.

    ResponderExcluir

Escreve o teu comentário e não deixa de assinar. Para isso, abre a opção da caixa "COMENTAR COMO" e seleciona a opção NOME/URL. Aí, é só digitar o teu NOME e depois clicar no botão CONTINUAR.